O WOODSTOCK BRASILIENSE

30 04 2009

Evento comemora 40 anos do woodstock em clima de harmonia.

 

woodstock

 

Por Sammya Alves

 

Este ano se comemora os 40 anos do maior festival de rock de todos os tempo, o Woodstock e Brasília não ficou de fora dos festejos. O Ferrockstock 2009 tentou recriar, no entorno do DF o clima de paz a amor deste que ate hoje e símbolo de liberdade. O evento que aconteceu em 1969 foi um marco na historia do rock’n’roll e dos parâmetros sociais da época e é hoje um símbolo de subversão.

 

Era fim da década de 1960. Uma década marcada por guerras e grandes decisões. A guerra fria entre Estados Unidos e Rússia O surgimento de movimentos sociais em prol dos direitos das minorias, como negros, homossexuais e das mulheres. O movimento Hippie também ganha força se destacando nos protestos contra a Guerra do Vietnã. Tudo isso tornaram a década de 1960 inesquecível para todos aqueles com mais de 40 anos.

 

O Woodstock aconteceu justamente neste turbilhão de fatos. Entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 numa fazenda em Bethel no estado de Nova York, compareceram ao evento quase meio milhão de pessoas que derrubaram cercas e tornaram o evento gratuito pregando a paz, o amor e o sexo livres . Apesar de muitas fatalidades, entre mortes por overdose e abortos, o evento foi considerado pacifico. A qualidade do som foi impecável e é, até hoje, lembrada como uma das melhores já vista em um festival. Pelo palco do Woodstock passaram 34 atrações, entre elas Janis Joplin, cantora ícone do movimento hippie, Bob Dylan, Jimi Hendrix e The Who todos populares na década de 1960 e hoje lendas do rock.

 

E para comemorar as quatro décadas deste marco na historia do rock, foi idealizado o Ferrockstock 2009. O local foi escolhido a dedo para relembrar o clima do Woodstock. Realizado na lagoa do Samuel, na cidade de cocalzinho há 48 km do plano piloto, o clima da natureza deixou o evento ainda mais parecido com o homenageado. “O que nós queríamos era festejar e relembrar com muita paz este evento que jamais se repetirá.” Festeja Ari, produtor do evento, o sucesso que foi o Ferrockstock. E ressalta “o público gostou muito e já cogitou a possibilidade de ter uma edição ano que vem”. Nenhuma ocorrência foi registrada e todos puderam curtir as doze bandas que se apresentaram tirando covers de bandas que tocaram no woodstock, como Jimi Hendrix e The Who, e ícones do rock atuais, que não estiveram no woodstock, mas ainda assim têm grande importância para a cena, como Iron Maiden e Ramones.

 

A nostalgia tomou conta de todos neste evento e a vontade de celebrar em paz e harmonia com a natureza os 40 anos do Woodstock deixou o publico do ferrockstock 2009 com uma grande vontade de reviver aqueles anos de grandes decisões e, é claro, luta por dias melhores.


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: