RUGBY E A PRÁTICA DO ESPORTE EM BRASÍLIA

30 04 2009

rugby-1

Por Cristiano Porfírio

 

A sociedade é capaz de organizar-se ao redor de práticas interessantes, e o esporte cumpre bem esse papel de juntar as pessoas em curiosas e desafiadoras modalidades esportivas. Quem diria que em pleno planalto central poderia ser encontrada uma equipe de Rugby? É o que vamos responder, incluindo uma breve explicação sobre o jogo e suas regras.

 
           Rugby é o nome da cidade Inglesa que o criou esporte no ano de 1823, sendo reconhecido como tal, apenas em 1863. É considerado o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, em mais de 150 países – perdendo apenas para o futebol -, conta com campeonatos nacionais regulares e a copa do mundo disputada de quatro em quatro anos. Em função de suas regras é considerado dinâmico e seus praticantes o classificam como um “esporte para cavalheiros”.
 
Para entender como funciona, vou elencar alguns tópicos:

 

1) As dimensões são próximas a de um campo de futebol, só que com outras marcações.
2) São15 jogadores em cada equipe. Algumas modalidades podem ter uma variação de 7 ou 10 jogadores.
3) Não existe goleiro.
4) A bola é oval e não redonda.
5) Segundo os praticantes, a bola, graças ao seu formato, surpreende jogadores e espectadores em função da trajetória não ser previsível.

6) A bola não pode ser passada para frente, somente para trás e com as mãos, de jogador para jogador. O interessante é que ela pode ser chutada para frente, dependendo da estratégia da equipe.
7) A amizade e o consequente entrosamento são fatores considerados preponderantes para que a equipe faça um bom jogo. Ao final de cada partida é normal os caras saírem para confraternizar e bater um bom papo, inclusive com a equipe adversária.

 

rugby

 
          Quem assiste a uma partida de Rugby fica impressionado com a truculência dos lances. Segundo o jogador da equipe de Brasília, Raphael Rizzo: Tachar o Rugby como violento, é uma impressão errada. Por ser extremante competitivo, requer força de vontade e flexibilidade. Como é um esporte de contato físico que precisa impedir o avanço do time adversário até a outra extremidade do campo, o jogador precisa estar preparado para levar um baque, um tombo e acabar se machucando ou com algumas marcas roxas. Não é por causa do contato direto, que necessariamente precise sair machucado seriamente, é necessário atenção e inteligência durante toda a partida para evitar contusões sérias.

 
          Para quem quer ficar em forma, a prática do Rugby é ótima por desenvolver todos os músculos do corpo. Durante uma partida um jogador de 75kg chega a perder em média 510 calorias em 40 minutos de partida, comparando ao futebol, nestas mesmas condições perde-se 340 calorias. Engana-se quem acha que a exemplo do futebol americano apenas os gigantes podem participar, no Rugby o porte físico não tem um padrão, então cada biotipo é aproveitado dentro de uma posição, segundo suas peculiaridades físicas. Essa tática e planejamento ajudam a criar uma competente e ensaiada máquina de disputa.

 
          O esporte no Brasil já é disputado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Santa Catarina. Em Brasília, começou a ser disputado no ano de 2001, com o surgimento dos grupos Brasília Rugby Clube e Rugby Sem Fronteiras, ambos criados por estrangeiros. No ano de 2005 os grupos se unificaram, criando o Brasília Rugby Clube, ao adotarem as cores e a bandeira do DF no brasão e uniformes começaram a chamar a atenção e acabou por ser um dos pontos fundamentais para a conquista de novos praticantes na cidade.


 
          A primeira partida aconteceu após a fusão em 29 de setembro de 2005 contra o BH Rugby, com a vitória da equipe de Brasília por 33 a 21. Em seu primeiro campeonato, ainda em 2005, o Brasília Rugby, ficou com a 3º colocação na série B do Campeonato Brasileiro de Rugby Série B.
 
Em torneios regionais a equipe da cidade acumula três títulos:


* 2005 – Campeão Taça Estímulo (Taça de Madeira) no Rugby 7’Side Internacional de São José dos Campos.
* 2007 – Campeão da IV Etapa do Campeonato Paulista do Interior – Campinas-SP.
* 2008 – Campeão da Taça Prata da IV Etapa do Campeonato Paulista do Interior 2008 – Campinas – SP.


           Atualmente o Brasília Rugby (BSB) disputa o Campeonato Pequi Nations 2009, contra as equipes de Campo Grande (CG) e Goiânia (GYN), seguindo o calendário abaixo.


 
1ª Rodada (Realizada)*:
Gyn 0 x 20 Bsb – 8 de março
 
2ª Rodada:
Bsb x Gyn – 25 de abril
 
3ª Rodada:
Gyn x CG – 16 de maio
 
4ª Rodada:
CG x Bsb – 6 de junho
 
5ª Rodada:
CG x Gyn – 15 de agosto
 
6ª Rodada:
Bsb x CG – 12 de setembro

 


            Os treinos para as partidas acontecem as terças, quintas e sábados, geralmente as 20h30. Em locais previamente definidos e divulgados no site www.brasiliarugby.com.br

 

Acesse para mais informações.


            Se você se interessou, fica a dica, se chegou a ler até aqui é por que ficou no mínimo curioso. Aproveite a vida, saia de frente desse computador e vá praticar esportes, senão for o desta matéria, que seja outro.


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: