COMO LIDAR COM FILHOS EM FASE DE DESENVOLVIMENTO? DIZER “NÃO”!

30 04 2009

nervoso_brigando_com_filho1

Por Elisabeth Jardim

 

Por que é tão difícil para alguns pais dizer não. É natural do comportamento infantil o querer tudo imediato, contudo, alguns pais sentem dificuldades em impor limites aos seus reizinhos adoráveis. Acabam tornando-se vítimas de suas próprias crianças. Em situações como estas, os pais também são as principais vítimas. Absorvem falsos valores sem o modelo ideal de autoridade. O resultado é adolescente sem limites e adultos com fracas bases morais e éticas.  Entendamos um pouco mais deste tema em entrevista com o professor Aneir Adriano, que se dedica há 20 anos ao trabalho com crianças. Formado em história, possui diversos cursos na área de psicologia e pedagogia infantil. Atualmente trabalham na Coordenação Pedagógica do Centro Educacional Nº 23 de Taguatinga, que educa criança entre 01 e 06 anos.

 

Qual a melhor idade para começar a repreender uma criança? 

 

Esta palavra repreender, eu entendo o sentido que foi colocado na pergunta, mas seria mais apropriado falarmos de limites, inclusive é um tema atualíssimo, que tem se discutido muito.  Este tema foi abordado a primeira vez pela Escola de Summerhill, na Inglaterra, que trata da falta de limites ao extremo. Falemos de individualidade. Como todos, a criança tem seu sentido de individualidade e vive dentro de um sistema.  O primeiro contato sistemático da criança é a família, que tem a função de estabelecer a construção do limite. Pode-se haver o limite por imposição, de uma maneira coercitiva, ou o limite pela construção de um valor ético e moral. Desde que a criança está sendo gestada você já está estabelecendo limites ou não, de acordo com o seu sistema familiar. Então de acordo com a dinâmica familiar você estabelece limites a partir da gestação.

 

Qual o melhor modo de dizer não?

 

A palavra não infere questões inconscientes dentro da psique de todo ser humano. A psique infantil é estabelecida por um total egocentrismo. Para o mundo infantil a idéia de limite é muito pessoal. Ás vezes uma mãe fala um não necessário à criança, e a partir desta negativa, a criança constrói suas imagens. Claro que a criança possui um discernimento limitado para compreender aquele não, o que gera a falta de uma necessidade não satisfeita. A imagem que a criança tem dos pais é hiper-humana. A criança vê os pais como deuses. Então ela não compreende a negativa. Os pais têm que estar muito seguros e construindo esta segurança do não, sabendo que a criança possui uma limitação para compreender aquele não. O mais importante é os pais estarem esclarecidos disto. Do contrário, é comum a criança, depois de adulta, ter dificuldades em formar seu próprio não. Colocando uma idade, como já disse, creio que é desde a gestação.

 

Em que medida é saudável para criança conviver com a frustração do não?

 

O aspecto saudável, desta construção de fronteiras é, sobretudo, quem diz não é o adulto. Os pais entenderem que este é um vinculo construtivo. Isto tem que estar claro para os pais.

 

dizer-nao

 

Por que é tão difícil, para alguns pais, dizer não?

 

Uma pessoa que diz não carrega um sistema de valores de aceitação.  Pais que tem esta dificuldade, não podem carregar o não, como uma perda afetiva pessoal. É quando, os pais dizem, eu te amo, mas você precisa ouvir este não. Esta deve ser uma demonstração de afeto, de modo mais lúcido o possível. O adulto também carrega sua criança carente, dentro do universo emocional. O pai deve se perguntar “Qual a capacidade que eu tenho de dizer não a mim mesmo?” Isto lúcido, na compreensão pessoal, é o passo mais importante para o pai começar a adaptar-se ao dizer não, tão importante para a toda a vida de seus filhos.


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: