CONHECENDO A POLÍTICA

2 04 2009

congresso_nacional_noturno_dsc_0033_s5b15d2

Por Larissa Rodrigues

 

 

 

Todos conhecem ou já ouviram falar do termo política, porém somente algumas pessoas sabem ou entendem realmente do que se trata. Muitos não se interessam em buscar como funciona e quais os benefícios que ela pode proporcionar.

A cada quatro anos, com as eleições para os cargos de Presidente, governadores, senadores, deputados estaduais, deputados federais e no DF, deputados distritais, o eleitor tem a oportunidade de saber ao certo quem é e quais são as propostas apresentadas por esses candidatos.

Tomar o cuidado necessário ao votar e fiscalizar a realização de projetos prometidos são tarefas fundamentais e básicas que cabem ao eleitor verificar. Para melhor compreensão de como funciona e nas mãos de quem está sendo comandado o país, citam-se os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada um deles tem funções diferenciadas, mas com objetivo comum de governar o Estado de maneira justa para todos os cidadãos que nele vive.

·             Poder Executivo: É exercido pelo Presidente da República, eleito por voto direto e popular em eleições de dois turnos e substituído, em sua ausência, pelo Vice-Presidente. Conta também com a colaboração dos Ministros de Estado que são nomeados pelo presidente. Ele é exercido pelo Governador no plano estadual e em sua ausência é substituído pelo Vice-Governador e auxiliado pelos Secretários de Estado. Já no plano municipal é exercido pelo prefeito, substituído pelo Vice-Prefeito e auxiliado pelos Secretários Municipais. Ao Presidente da República compete defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal.

·             Poder Legislativo: Exercido pelo Congresso Nacional, o poder legislativo conta com a Câmara dos Deputados e com o Senado,em que os senadores representam os estados e o Distrito Federal e os deputados representam o povo. No entanto, o Congresso como cada uma das casas que o compõe, representam a nação em geral. Os deputados decidem se aprovam ou não decretos-lei ou mesmo as leis e também fazem perguntas ao governo de forma a fiscalizar o seu trabalho. Desde que pertencente a um partido e com um número mínimo de votos, qualquer pessoa pode ser eleita deputado. Quanto aos senadores, eles representam os estados dentro da federação, propõem leis, votam em projetos de lei, cuidam do direito constitucional do povo e também fiscalizam ações e gastos do Poder Executivo.

·             Poder Judiciário: A função do poder judiciário consiste em aplicar a lei, para assegurar a soberania da justiça e a realização dos direitos individuais nas relações sociais. É exercido pelos juízes que possuem a capacidade de julgar e resolver os conflitos.Ao aplicar punições por leis não cumpridas, o Poder Legislativo, de acordo com as regras constitucionais e suas leis, garante com justiça os direitos de cada cidadão.

No site da Câmara constam informações de Projetos de Lei que podem entrar em vigor, o nome de todos os deputados, os telefones, e-mails, caixa postal para contato e entre outras informações. Na própria página da web é possível conferir de perto se as necessidades da população estão sendo atendidas e acompanhar também a vida pública dos políticos.

Portanto, é preciso que o eleitor não desperdice a chance de “ficar de olho” em quem está votando e nas ações que estão sendo tomadas pelos políticos, para assim ter uma opinião estruturada sobre os seus respectivos candidatos e a partir do conhecimento adquirido, decidir com consciência, em quem vai confiar o seu voto nas próximas eleições.

 

Sites para consulta:

http://www2.camara.gov.br/

http://www.senado.gov.br/sf/

 


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: