COMPORTAMENTO

2 04 2009

  orcamento-cigarro-210508

 

Por Isabella Renault

 

Em decorrência da crise mundial, houve a redução do IPI – Imposto de Produtos Importados – que beneficiou o mercado automobilístico. E para que o governo não deixasse de recolher os impostos com a mesma proporção, adotou uma medida razoável: aumentou em 30% as taxas de outros produtos, especialmente o cigarro.

 

Nota-se que há alguns anos não se vê mais comerciais de marcas de cigarro. O Ministério da Saúde, de tanto ‘advertir’ conseguiu fazer com que um produto que faz tão mal à saúde não fosse mais comercializado como uma inocente goma de mascar. Sem publicidade, o cigarro não induz ao consumo com a mesma intensidade de antes. Mas por ser um produto que causa vício, mantém seus mesmos compradores.

 

A busca excessiva de lucro do capitalismo leva a um fator que a muitos preocupa: o desvirtuamento de valores. As indústrias de bebidas alcoólicas vêm patrocinando eventos que deveriam abordar temas que sugerem qualidade de vida e saúde. As competições esportistas são um bom exemplo desta categoria de merchandising.

 

            Estas mensagens que ficam subtendidas nos apelos comerciais podem contribuir para o uso abusivo de bebidas alcoólicas, principalmente entre os adolescentes. Ainda que a influência social e até familiar possa contribuir muito para o agravamento desta realidade, os meios de comunicação têm poder de influenciar pessoas, em especial, o adolescente, que na maioria das vezes não tem opinião bem desenvolvida.

 

            Pesquisas revelam que, assim como o cigarro, o álcool apresenta um índice muito alto relacionado a problemas de saúde que podem causar danos irreparáveis ao cérebro – no caso do cigarro: aos pulmões. Estudos preliminares indicam que beber de maneira excessiva regularmente pode danificar o sistema nervoso de adolescentes e dos jovens adultos, ainda em estágio de desenvolvimento, e talvez destruir as células cerebrais que ajudam a governar o aprendizado e a memória.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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