MEDICINA ANTIENVELHECIMENTO

18 03 2009

medicina-anti 

As pessoas envelhecem cronologicamente e biologicamente. A idade cronológica mede o tempo desde o nascimento através dos anos. Podemos distinguir uma pessoa idosa do jovem através de sinais físicos como a presença ou não de rugas em seu rosto. Mas o que falar de uma pessoa que tem 66 anos e aparenta como se tivesse somente 45?

           De acordo com a Dra Solange Bezerra, “envelhecer assusta”. A partir dos 60 anos, uma pessoa já é considerada idosa. Embora possa estar intelectualmente ativa, o físico já demonstra sinais de cansaço. A Medicina Antienvelhecimento nasceu nos Estados Unidos e chegou ao país há 12 anos pelas mãos do médico Ítalo Rachid. Hoje, são perto de 600 médicos brasileiros praticando esse tipo de medicina, todos qualificados pelo Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento (CBMAE).

Uma delas é a Dra. Solange Bezerra que explica um pouco mais sobre o assunto: “É um tipo de medicina preventiva das doenças do adulto, baseada na fisiologia. Seu objetivo é fazer com que a pessoa envelheça de maneira saudável. Ela também agrega a qualidade de vida”.  Segundo ela, o tratamento está baseado em alguns pilares como: mudança no estio de vida, atividade física, dieta equilibrada, equilíbrio hormonal e, principalmente, controle do estresse. “Depois dos 40, 50 anos, as pessoas devem fazer musculação. A década de envelhecimento perde-se 5% de massa muscular e sem músculos não dá pra viver”, alerta a médica. “O estresse, vilão como sempre, diminui até 30 anos na vidade uma pessoa”, ressalta.

           Sobre os hábitos alimentares, ela é categórica: “O grande problema da medicina atual é a chamada ‘inflamação silenciosa’. Acelerada pelo uso de açúcar, o maior inimigo da humanidade, farinhas brancas e o ômega 6, presente em enlatados, embutidos e frituras. O homem ainda não está adaptado para esse tipo de comida industrializada”, diz ela. Por isso, a alimentação deve ser balanceada. Quanto aos hormônios, essa especialidade trabalha com hormônios bioidênticos. Apesar de serem produzidos em laboratório, possuem a mesma estrutura molecular do hormônio natural. “A mulher agora vive mais que seus ovários e isso acarreta uma série de problemas de ordem socioeconômica, afetiva e emocional”, ela explica. Os hormônios são mensageiros químicos que controlam todo o processo de renovação do corpo, daí a importância de seu uso durante o tratamento.  Sua produção declina principalmente após os 40 anos e aceleram o processo de envelhecimento. Um exemplo disso é a menopausa, quando a mulher produz o hormônio estrogênio em menor quantidade. Para os homens, há a Andropausa com um declinio da fabricação de testosterona.

            A Medicina Antienvelhecimento esta se revolucionando a cada dia, em busca de novas alternativas os médicos estudam e pesquisam novos métodos e fazem novos cursos para adquirirem mais conhecimento sobre o assunto. No tratamento é importante mostrar todo o acompanhamento que é feito rigorosamente com ajuda de um profissional, mudando toda rotina e aumentando o número de exercícios físicos e fazendo uma alimentação muito mais saudável, com o propósito de melhorar a sua qualidade de vida.

             Aproveitando o tema, será realizado o VIII Simpósio Internacional de Medicina Antienvelhecimento, nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Serão realizadas palestras ministradas por conceituados doutores na área nacionais e estrangeiros. Serão destaque as presenças de Dr. Frank Beck, da Alemanha, Dra.Odilza Vital e Dr.Paul Ling Tai, ambos dos Estados Unidos. Os profissionais terão também a oportunidade de usufruir da presença das indústrias farmacêuticas, cosméticas e de tecnologia que trarão suas últimas novidades.

 

 

   

Por Rosane Porto


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: