UNICESP SE RECUPERA DE CRISE FINANCEIRA

5 03 2009

18cid6f3a

O crescimento de Instituições que hoje oferecem cursos de graduação esta a cada dia mais desenfreado. O profissionalismo perde a qualidade ao dar espaço para quantidade e status.

Existem hoje no DF 22 Instituições Particulares e duas Federais. Nessa estatística, é possível encontrar faculdades e universidades que se encaixam em todo tipo de gosto – ou bolso.   

O mercado cresce a cada dia, é preciso tomar certos cuidados antes de fazer sua matricula como verificar junto a Instituição se ela encontra-se em dia com sua documentação, evitando possível aborrecimento como, por exemplo, faculdades não credenciadas pelo MEC. O prejuízo desta ampla concorrência atinge principalmente e diretamente o estudante ao adquirir um ensino totalmente comercializado e sem qualidade. 

Em 2007, a Unicesp (Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa) passou por uma crise que atingiu funcionários e estudantes da Instituição. Por este motivo, muitos alunos pediram transferência, e alguns professores pediram demissão. Passeatas foram organizadas por causa de atrasos no pagamento de funcionários e professores. Movimentos foram crescendo junto com a insegurança.

Durante a crise um dos cursos mais atingidos foi o de Aviação Civil.

Insatisfeitos pelos meses de atraso salarial, a coordenação do curso na época decidiu revelar que algumas propostas dentre elas a de cinco faculdades locais para comprarem o curso. A informação, no entanto, não foi confirmada pela direção do Instituto.

A formação de pilotos, oferecida apenas pelo Unicesp entre as faculdades de todo o DF, conta atualmente com 240 alunos matriculados entre os 4mil da instituição.

Contudo, o estabelecimento foi vendido ao grupo Soebrás (Associação Educativa do Brasil) dirigida na época pelo diretor e ex-deputado estadual de minas gerais Ruy Muniz, filiado ao partido PFL hoje DEM, apresentou plano de pagamento para os salários atrasados de professores e funcionários normalizando o funcionamento da Instituição. Com projeto de extensão em Brasília a Soebras trouxe como principal objetivo agregar escolas.

A entidade tem 27 mil alunos em faculdades próprias e outros 50 mil em instituições associadas espalhadas por todo País, que ministram 104 cursos.

Hoje a Unicesp já caminha e recompõe seu quadro – tanto de alunos, quanto de professores. Alunos encontram-se esperançosos e confiantes, e procuram trazer a credibilidade de volta à Instituição com novos projetos implantados após a turbulência.

 

Por Rosane Porto

 


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: