AÇOUGUE TAMBÉM É CULTURA

5 03 2009

 Há doze anos nasce o mais novo cenário de cultura em Brasília. T-Bone um açougue diferente que promove cultura e lazer ao povo brasiliense.

acougue-t-bone 

          O Primeiro açougue cultural do mundo surgiu há doze anos, com as idéias revolucionárias de Luiz Amorim, que quando criança começou a trabalhar num pequeno açougue na 312/13 norte em Brasília. Em 1994 após muito trabalho conseguiu comprar o lugar, o fato dele ser apaixonado por livros desde pequeno fez do T-Bone um dos açougues mais conhecidos da cidade, um ícone cultural. Já que transformara aquele local em uma biblioteca popular. Com a intenção de promover a leitura e de forma mais acessível à idéia de um açougue cultural veio com 10 livros e uma prateleira aposta dentro daquele local, causando certa estranheza aos clientes que ali freqüentavam. Luiz teve certa dificuldade em manter o projeto, pois a população não levava a sério, além disso, a Vigilância Sanitária fechou o T-Bone por causa dos livros.

            Com a abertura do Açougue Cultural, as idéias de Luiz Amorim não pararam por aí, em 2002 abriram a biblioteca na SQN 712/13, com o intuito de tornar os livros mais acessíveis às pessoas, daí começou as atividades e noites culturais. Em 2008 as Noites Culturais T-Bone completaram 10 anos de existência, com programações culturais toda quinta-feira ao longo do ano, esse evento funciona duas vezes por ano, sempre na última quinta-feira do mês de maio e última quinta-feira do mês de setembro, por onde já passaram 100 mil pessoas, a próxima noite será em 29 de maio com Elba Ramalho. Outro projeto é o Brincando com a Arte, inaugurada na cidade Estrutural, a ONG T-Bone iniciou o seu projeto dia 16 de fevereiro, teve ali apresentação com teatros de bonecos para adultos e crianças, com temas educativos para os dois públicos, para os adultos foi geração de renda e para as crianças falando sobre saúde pessoal. Esse projeto prevê com 30 edições ao longo do ano, as atividades serão realizadas na casa do Saber, localizada na cidade Estrutural, também existe nesta cidade um centro de educação infantil que em breve estará recebendo a programação de uma das futuras edições do Brincando com a Arte. Tem também as Quintas Culturais T-Bone, e a ONG inicia temporada 2009 com a participação do escritor, teórico, cronista e jornalista Affonso Romano de Sant’Anna e apresentação musical de Rogério Midlej, nesta quinta-feira, 05/03, às 20 horas, o local fica no Açougue Cultural T-Bone na SCLN 312 Bloco B Loja, 27 em Brasília-DF, o telefone para contato é: (61) 3274-16-65, a entrada é franca.

          Outra idéia brilhante de Amorim foi ter criado a Parada Cultural, uma biblioteca nos pontos de ônibus para os usuários do transporte público, que visa incentivar a leitura aos moradores de cidades vizinhas de Brasília, que não tem acesso á bibliotecas.

foto-31

           O encontro com escritores na biblioteca T-Bone, tem um público aproximado com mais de 200 pessoas em cada edição, sete edições anuais, pois caracteriza-se pelo encontro de dois nomes importantes no meio literário, um escritor de reconhecimento regional e o outro nacional, com o objetivo de incentivar a leitura e divulgar as obras dos autores brasilienses e de outros locais do Brasil.

           A explicação do nome T-Bone, surgiu assim que a loja foi comprada como queriam colocar uma parte do boi como nome, então resolveu colocar T-Bone que significa o nome de um osso em forma de T é o pedaço que melhor exprime o sabor do boi, devido ao seu tamanho e à qualidade dos cortes que ele contém o T-Bone é considerado um dos melhores cortes do boi, hoje é considerada a melhor empresa no ramo de carnes em Brasília.

        No inicio do projeto passaram por muitas dificuldades, pois pequenas empresas faziam doações de R$100,00 reais, não sendo suficiente para o projeto permanecer aberto. Era necessário mais capital para que o sonho continuasse, foi quando grandes empresas começaram a patrocinar as idéias de Luiz. Hoje empresas como a Petrobrás, BRB, SESI, a Tecnolta, o Ministério da Cultura e a Caesb fazem parte dessa história de sucesso. A ONG T-Bone não recebe ajuda do Governo, pois funciona como organização sem fins lucrativos, dependendo de doações, apoios, convênios e parcerias de pessoas e empresas que apóiam a leitura e promovem a cultura. Os parceiros são empresas públicas ou privadas que contribuem para as ações desenvolvidas por essa ONG que são: Noites Culturais, Projeto Parada Cultural e Quintas Culturais.

           Esta ONG T-Bone não para por aí, foi uma das iniciativas selecionadas em todo o Brasil a concorreram ao Prêmio de Ludicidade/ Pontinhos de Cultura promovido pelo Ministério da Cultura, o Edital Prêmio de Ludicidade tem como objetivo conceder até 200 (duzentos) prêmios no valor de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) a cada entidade sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuem na(s) área(s) sócio-cultural-artístico-educacionais, no segmento da criança e adolescente ou que estejam envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições com o objetivo de promover uma política nacional de transmissão e preservação da cultura da infância e da adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O horário de funcionamento do Açougue T-Bone é de segunda á sexta de 08 às 20 horas, sábado de 08 ás 19 horas, domingo de 08 ás 13 horas, o telefone de contato é (61) 3963-20-69.

  

Por Paula Brandão


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: