OS MALES CAUSADOS PELO USO EXCESSIVO DO FONE DE OUVIDO

30 04 2009

fone-cavera

Por Tatyana Alves

De acordo com pesquisas, o uso excessivo do fone de ouvido por um longo período, pode provocar a perda da audição. A comunidade científica da USP, Universidade de São Paulo vem desenvolvendo um importante trabalho ligado a pesquisas de cunho científico com relação ao assunto. Um levantamento feito pelos estudantes em 2006, com base em testes realizados pela própria universidade, constatou que até 50 dB (decibéis) é inofensiva a saúde e alerta para os usuários que mais de 90 dB por dia, exposto até 8 horas, pode ser prejudicial. Estudos recentes apontam para os riscos do uso dos Mp3 players, que atingem na maioria dos casos, os adolescentes. Estes estudos mostram que os jovens correm o sério risco de ficarem surdos antes mesmo de seus pais.

Segundo especialistas no assunto, a perda transitória e a perda contínua são os dois tipos existentes de perda auditiva quando se trata do volume muito alto da música. Exemplos simples de perda transitória são aquelas pessoas expostas por muito tempo em ambiente fechado ou aberto com volume excessivamente alto, como são os casos de casas noturnas e shows. Essas pessoas poderão sofrer com a perda temporária da audição, voltando depois. Ainda assim é importante alertar para que façam exames periódicos e um repouso auditivo.

Já no caso da perda contínua, e essa é a mais grave, não há retorno. Os médicos alertam para os cuidados constantes, não só relacionados ao volume, mas também a higienização do objeto. E para os amantes da música digital, em constante contato com os fones de ouvido, os perigos apresentados são realmente para alertá-los de problemas futuros, já que os fones são introduzidos no ouvido amplificando o som, por esse motivo os perigos oferecidos são maiores.

Segundo conselhos de médicos especializados, o melhor é optar por uso de fones com maior isolamento acústico. E vale um alerta para aquelas pessoas que costumam escutar música com o fone em um único ouvido: Os efeitos podem ser negativos. O hábito pode levar à perda auditiva assimétrica, que se desenvolve gradativamente no decorrer dos anos e que com o tempo leva à surdez.

About these ads

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: